Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Bandeira da União Europeia é retirada do Arco do Triunfo

O governo francês foi criticado por ter hasteado a bandeira

Isabela Barreiros Publicado em 03/01/2022, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay/AndrzejRembowski
Imagem ilustrativa - Pixabay/AndrzejRembowski

Uma polêmica gerada por uma bandeira da União Europeia (UE) que havia sido hasteada no Arco do Triunfo, em Paris, na última sexta-feira, 31, acabou no domingo, 2, após sua remoção.

A bandeira foi fixada no monumento francês em ocasião do início da presidência de seis meses do país no bloco, mas, acabou causando indignação entre líderes de extrema-direita da França.

Segundo o ministro júnior dos Assuntos Europeus, Clement Beaune, a bandeira permaneceria no Arco do Triunfo por “vários dias”, não especificando quantos. Ele afirmou, no entanto, que ela foi retirada conforme o programado.

“Estava programado para que a bandeira fosse retirada neste domingo, não havíamos estabelecido uma hora exata”, afirmou à rádio France Inter. “Não recuamos, não houve mudança de plano. Presumo que o destino da França seja a Europa”, completou.

Como destaca a CNN, a fala de Beaune faz referência à declaração da líder de extrema direita Marine Le Pen. Com a remoção da bandeira da UE do símbolo parisiense, ela disse no domingo, 2:

“O governo foi forçado a remover a bandeira da UE do Arco do Triunfo, uma bela vitória patriótica no início de 2022”.

Além de rejeitar a hipótese de que a retirada da bandeira foi ceder aos direitistas franceses, o ministro também ressaltou que ela não ficaria de maneira permanente no local, portanto os líderes não compreenderam o que estava sendo feito pelo governo ao exibi-la.