Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Banhos romanos impressionantes são encontrados na Jordânia

A descoberta foi feita durante uma obra para proteger a cidade de inundações

Isabela Barreiros Publicado em 31/12/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas dos banhos romanos encontradas - Divulgação - Yazid Elayan
Ruínas dos banhos romanos encontradas - Divulgação - Yazid Elayan

Ruínas de banhos romanos impressionantes foram descobertas durante uma obra realizada bem no coração de Amã, capital da Jordânia. A construção tem como intuito instalar um grande sistema de drenagens na cidade, o que iniciou um debate notório.

“Amã era uma das maiores cidades romanas e tem uma das maiores termas. Onde se escava em Amã encontram-se antiguidades”, disse Yazid Elayan, chefe do Departamento de Antiguidades da Jordânia.

Acredita-se que as fornalhas identificadas no local tenham sido as primeiras desse tipo já encontradas na região, aumentando ainda mais a sua importância. Elas evidenciam a técnica antiga usada no sistema de aquecimento dos romanos.

Agora, um comitê governamental terá que decidir se a obra será continuada na região, mesmo com a antiguidade recentemente descoberta, ou se será necessário construir um canal subterrâneo para transportar a água para o redor da cidade, diminuindo as chances de inundações. 

“Vamos equilibrar as necessidades da cidade — para protegê-la de inundações — com a preservação de antiguidades sob as ruas”, concluiu Elayan.