Notícias » Arqueologia

Raro barco viking é descoberto enterrado no sul da Noruega

Embarcação pertenceria ao período entre 1.500 e 2.000 anos atrás

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/04/2022, às 10h55

Fotografias feitas por tecnologia georadar mostrando o achado
Fotografias feitas por tecnologia georadar mostrando o achado - Divulgação/ Norwegian Institute for Cultural Heritage Research (NIKU)

Uma pesquisa realizada na comuna de Kvinesdal, localizada no sul da Noruega, foi capaz de encontrar um barco viking sob a terra através da utilização de um Radar de Penetração do Solo (GPR). O objeto tem entre 8 e 9 metros, segundo determinou a tecnologia geofísica não invasiva.

Vale mencionar aqui que o enterro de embarcações era um costume comum para os povos que viveram na região entre a Idade do Ferro e a Era Viking. 

A descoberta foi feita pelo Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) durante a preparação para a construção de uma avenida no local, e marcou o primeiro enterro de barco já encontrado naquela área.

A princípio, a partir da análise do solo ao redor do achado, os especialistas acreditam que o artefato tenha entre 1.500 e 2.000 anos de idade. 

Isso é incrivelmente emocionante. Tanto encontrar tal descoberta, como ver a forma como o uso do georadar (GPR) nos dá a oportunidade de explorar e documentar a história cultural através de métodos novos e emocionantes", afirmou Jani Causevic, arqueóloga envolvida na pesquisa, conforme repercutido pelo Heritage Daily. 

O próximo passo do estudo será trazer a embarcação à superfície para maiores investigações. 

Veja abaixo um vídeo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) mostrando mais imagens da descoberta: