Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Barril de madeira contendo ferro osmond é recuperado de naufrágio do século 16

Carga de ferro osmond, antigo produto de exportação da Suécia medieval, foi resgatada de naufrágio do século 16, na costa báltica do país

Fotografias tiradas após a recuperação do barril de naufrágio - Divulgação/SMTM/Vrak/Mikael Dunker
Fotografias tiradas após a recuperação do barril de naufrágio - Divulgação/SMTM/Vrak/Mikael Dunker

Recentemente, arqueólogos subaquáticos do Museu dos Naufrágios (Vrak) da Suécia recuperaram um barril de madeira contendo uma carga de ferro osmond de um navio naufragado do século 16, na costa báltica do país.

Segundo o Heritage Daily, o ferro osmond é uma forma proveniente da fusão do ferro-gusa em uma fornalha de formato específico, diferente de uma forja típica. Esse material foi um importante produto de exportação da Suécia durante a Idade Média.

O naufrágio, por sua vez, foi descoberto em 2017 no norte de Delarö, no arquipélago de Estocolmo. Conhecido como "Naufrágio de Osmond", ele foi construído na década de 1540, e afundou entre as décadas de 1550 e 1560.

+ Baú de armas é encontrado em navio de guerra de rei do século 15, na Suécia

Modelo em 3D de como está o "Naufrágio de Osmond" / Crédito: Divulgação/SMTM/Vrak

Descobertas

Conforma o Vrak, o navio foi encontrado em boas condições de preservação, e ainda possui seu mastro principal em pé, sem mencionar sua carga.

Ao todo, foram identificados 30 barris no local, dos quais 20 possuem ferro osmond, e o restante conta com itens como alcatrão, cinzas ou manteiga, além de espinhas de peixe e chifres de cervídeos — que provavelmente eram exportados para fazer pentes.

Agora, após a recuperação do barril com ferro forjado, os pesquisadores encaminharam os achados a um conservador para que possa ser examinado mais profundamente, segundo comunicado do Vrak.