Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Basílica de Vitrúvio, arquiteto da Roma Antiga, pode ter sido encontrada

Restos de um antigo edifício público em Fano, na Itália, podem ser de construção célebre citada em obras clássicas sobre arquitetura

Redação Publicado em 12/04/2023, às 16h18 - Atualizado em 14/04/2023, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas da construção que possivelmente é a famosa Basílica de Vitrúvio - Divulgação/Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Ancona-Pesaro Urbino
Ruínas da construção que possivelmente é a famosa Basílica de Vitrúvio - Divulgação/Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Ancona-Pesaro Urbino

A Basílica de Vitrúvio é uma edificação citada no clássico tratado "De Architectura", escrito pelo arquiteto que dá nome ao local em meados do século 1 a.C. Agora, uma construção na cidade de Fano, na Itália, pode ter desenterrado as ruínas desse monumento arquitetônico lendário.

Os restos de um antigo edifício público da Roma Antiga foram encontrados no meio de um canteiro de obras em Fano, na região de Marcas, que fica no centro da Itália. Essa localização coincide com a área onde ficaria a basílica que Vitrúvio construiu e citou em seu texto sobre arquitetura, levantando as esperanças de arqueólogos e arquitetos que podem ter encontrado uma "mina de ouro" histórica.

Conforme repercutido pelo Nossa, no UOL, o local está sendo analisado por funcionários da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Ancona-Pesaro Urbino, para confirmar se aquelas ruínas realmente são o que restou de uma edificação tão importante para a história da arquitetura. O Núcleo de Proteção do Patrimônio da região está organizando sobrevoos com drones no local, para mapear a área melhor.

Vitrúvio

A riqueza da pavimentação e os revestimentos em mármore encontrados na construção levam os especialistas a acreditar que aquele é um edifício romano importante da época de Augusto, imperador romano que reinou entre 27 a.C. e 14 d.C.

Mais escavações e análises profundas precisam ser realizadas para afirmar com certeza que essas ruínas realmente pertenceram à Basílica de Vitrúvio, arquiteto que nasceu em 80 a.C. e morreu no ano 15 a.C. Em seu tratado arquitetônico, ele lançou as bases para a arquitetura clássica.

Você talvez reconheça o nome do arquiteto de outro lugar. "O Homem Vitruviano" é uma das obras mais famosas do pintor renascentistaLeonardo Da Vinci. O desenho do inventor italiano é baseado na obra do arquiteto romano Vitrúvio, estudando a "proporção áurea" do corpo humano.