Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Bastidores da lua: imagens aprimoradas trazem momentos detalhados da Apollo 13

Trabalho feito por Andy Saunders faz parte da comemoração de 50 anos da missão

Fabio Previdelli Publicado em 15/04/2020, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lovell, Swigert e Haise durante a missão espacial - Nasa/ Andy Saunders
Lovell, Swigert e Haise durante a missão espacial - Nasa/ Andy Saunders

Semana passada o mundo esteve diante dos 50 anos da missão Apollo 13, da Nasa, que teve início no dia 11 de abril de 1970. Como parte das comemorações, o especialista em imagens Andy Saunders criou fotografias nítidas a partir de filmes de 16 mm de baixa qualidade produzidos pela própria tripulação.

Uma das técnicas usadas por Saunders é conhecida como "empilhamento", na qual muitos quadros são montados uns sobre os outros para melhorar os detalhes da imagem. "Uma coisa impressionante nas filmagens de 16 mm é a calma da tripulação, dada a natureza grave da situação, as condições e as importantes tarefas da missão que estão por vir", declarou o especialista em entrevista à BBC.

O astronauta Fred Haise durante cochilo / Crédito: Nasa/ Andy Saunders 

"Talvez isso oculte seus verdadeiros sentimentos, pois sabemos que, na realidade, a tripulação duvidava que chegassem vivos em casa”, explica Saunders, que garante que todas a fotos eram de filmes feitos após a famosa explosão.

“É difícil ser preciso, já que as câmeras foram colocadas no chão, mas, com base no filtro da imagem, posso dizer que elas foram feitas no quinto dos seis dias da missão. Afinal, eles costumavam usar a câmera entre os eventos críticos — embora tudo fosse crítico”.

O comandante da Apollo 13, Jim Lovell, usando um toca-fitas portátil / Crédito: Nasa/ Andy Saunders 

As fotos mostram os três astronautas (Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert) da Apollo 13 em diferentes momentos: como Haise cochilando, Lovell selecionando músicas em um toca fitas e os três astronautas sentados juntos no módulo lunar que foi usado como um “bote salva-vidas” que estava em preparação para a reentrada na Terra — que aconteceu no dia 17 de abril.

O marco do quinquagésimo aniversário do Apollo 13 também incluiu o projeto Apollo 13 in Real Time, que permite os usuários escutarem o áudio oficial da missão em tempo real, além das mais de 7.000 horas de gravação de controle de missão, gravações do áudio de bordo e das transmissões de televisão da época.

Confira mais imagens:

Swigert (esq.) e Lovell (dir.) como o painel de controle do módulo lunar a frente / Crédito: Nasa/ Andy Saunders 

O módulo de comando Odyssey desligado / Crédito: Nasa/ Andy Saunders 

Lovell (à esquerda) rindo e Swigert (à direita) se alimentando / Crédito: Nasa/ Andy Saunders