Notícias » Afeganistão

Bebê entregue para soldado no aeroporto de Cabul retorna à família

O pequeno, que tem apenas seis meses de idade, passou por uma verdadeira jornada até voltar para os braços dos pais

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 20/12/2021, às 13h33

Imagem mostrando crianças sendo transportadas do lado de fora do aeroporto de Cabul, Afeganistão
Imagem mostrando crianças sendo transportadas do lado de fora do aeroporto de Cabul, Afeganistão - Divulgação/Twitter/@mattczeller

Em agosto deste ano, o grupo fundamentalista islâmico conhecido como Talibã tomou o controle do governo do Afeganistão. Como consequência, muitos afegãos fizeram tudo em seu poder para deixarem o país, o que provocou tumulto no aeroporto de Cabul

Na época, o estabelecimento era administrado pelas tropas nortes-americanas, que estavam no processo de se retirar do território. Em meio à multidão e ao caos, o caso de uma família em desespero que entregou seu bebê a um soldado estadunidense pela grade do local aturdiu o mundo. 

Quatro meses após o incidente, uma reportagem do jornal The New York Times relatou o reencontro do pequeno com seus pais, Mirza e Suraya Ali Ahmad, que estão refugiados em uma base militar nos Estados Unidos. 

O neném de seis meses foi procurado pelas autoridades durante esse período, porém a reunião apenas foi possível graças a um taxista que salvou o menino de uma tentativa de sequestro e procurava pela família legítima da criança desde então. 

De acordo com informações divulgadas pela Reuters, em agosto, os Ahmad tinham outros quatro filhos e, eventualmente, conseguiram entrar no aeroporto, porém estavam com medo que seu caçula fosse esmagado pela multidão.

Por isso tomaram a decisão de entregar o filho para um militar norte-americano, que pegaria um voo bem menos lotado até um lugar seguro.