Notícias » Saúde

Bebês receberam vacina contra covid-19 por engano em Sorocaba, SP

O município deveria ter aplicado a pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite C e a bactéria haemophilius tipo B

Redação Publicado em 06/12/2021, às 10h39

Imagem ilustrativa de bebê sendo vacinado
Imagem ilustrativa de bebê sendo vacinado - Getty Images

A Prefeitura de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, revelou em nota no último domingo, 5, que vacinou incorretamente dois bebês contra a vacina que combate o novo coronavírus, quando os recém-nascidos foram levados a uma unidade de saúde na quinta-feira anterior, 2.

Os bebês teriam sido conduzidos ao local para cumprir a imunização prevista na carteirinha infantil, tomando uma dose da vacina conhecida como pentavalente, por proteger contra cinco enfermidades — difteria, tétano, coqueluche, hepatite C e a bactéria haemophilius tipo B.

Após a verificação do erro, eles foram encaminhados ao hospital local Gpaci, onde estão em observação. No comunicado, a Prefeitura ainda acrescentou que, logo após a constatação, entrou em contato com o fabricante da vacina e com o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado.

As instituições recomendaram seguir a bula do imunizante, sendo orientados a colocar as crianças em observação durante um período de 10 a 15 dias para observar contrarreações, como informa a CNN Brasil.

Além de oferecer suporte aos familiares dos pequenos, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar o erro, já afastando da sala de procedimentos injetáveis a técnica de enfermagem que realizou a aplicação incorreta.