Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Beleza interestelar: Impressionante imagem de Júpiter é divulgada por cientistas americanos. Confira!

A foto é uma das mais nítidas já capturadas por especialistas e revela detalhes sobre o grande corpo celeste

Alana Sousa Publicado em 11/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de Júpiter - Divulgação
Imagem meramente ilustrativa de Júpiter - Divulgação

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, produziu uma impressionante imagem do gigante planeta Júpiter. Com o auxílio do Telescópio Gemini North, localizado no Havaí, a equipe publicou uma das fotografias mais nítidas que já se viu do corpo celeste.

Para alcançar tal nitidez, os cientistas utilizaram uma técnica chamada Lucky imaging, que consiste em combinar diversas imagens obtidas de exposições de alta velocidade. Criando assim uma única foto, em uma espécie de mosaico.

Imagem revelada de Júpiter / Crédito: Divulgação/ Gemini Observatory

Fazendo uso de infravermelho, foi possível capturar detalhes que o famoso Telescópio Hubble não conseguiria. A imagem irá servir também de objeto de estudo para os especialistas, que buscam compreender mais sobre as tempestades que ocorrem no planeta.

Júpiter é 300 vezes maior que a Terra e, leva 12 anos — equivalentes ao nosso planeta — para dar uma volta ao Sol. É marcado pela alta quantidade de gases que abriga, como hélio e hidrogênio.