Notícias » Estados Unidos

Biden confirma que cogita boicote diplomático nas Olimpíadas de Inverno na China: ‘Estamos considerando’

Os EUA podem deixar de participar da competição; entenda o caso

Penélope Coelho Publicado em 19/11/2021, às 08h11

Joe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA - Getty Images

Durante reunião realizada na última quinta-feira, 18, com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente dos Estados Unidos,Joe Biden, falou sobre as Olimpíadas de Inverno, que devem iniciar em fevereiro de 2022, em Pequim, capital da China.

Na ocasião, o democrata confirmou que os EUA estão cogitando a realização de um boicote diplomático para a competição, ou seja, ainda não se sabe se o país irá participar ou não dos jogos.

“É algo que estamos considerando”, disse Biden quando questionado sobre o assunto. As informações foram divulgadas em reportagem do portal CNN.

A ameaça de boicote para a participação dos EUA está relacionada às práticas que vão contra os direitos humanos na China, principalmente na província de Xinjiang, como revelou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

De acordo com a publicação, a fala do presidente norte-americano acontece dias após uma reunião virtual entre ele e o presidente da China, Xi Jinping. Na ocasião, ambos foram cordiais, mas, evitaram tocar nesse tema.