Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Biden vai reverter uma série medidas tomadas por Trump

O gabinete de transição de Joe Biden anunciou a novidade nesta quarta-feira, 20

Giovanna Gomes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/01/2021, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente eleito Joe Biden - Getty Images
Presidente eleito Joe Biden - Getty Images

O gabinete de transição de Joe Biden anunciou nesta quarta-feira 20, que diversas medidas serão tomadas logo no primeiro dia do democrata como presidente dos EUA. Entre elas estão o retorno do país à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Acordo de Paris, revertendo decisões do republicano Donald Trump. As informações são do G1.

Além disso, a construção do muro na fronteira com o México e a proibição da entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA, serão revertidas.

O gabinete declarou que as medidas têm como objetivo adotar "ações para lidar com a pandemia da Covid-19, fornecer alívio econômico, combater as mudanças climáticas e promover a igualdade racial". O mesmo comunicado diz ainda que Biden "assinará uma combinação de ordens executivas, memorandos, diretivas e cartas para dar os passos iniciais" logo após a posse.

"O presidente eleito Biden agirá não apenas para reverter os danos mais graves do governo Trump, mas também para começar a fazer nosso país avançar", disse o comunicado. A posse está marcada para ocorrer nesta quarta-feira às 14h no horário de Brasília.

Sobre o Joe Biden

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer a presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.