Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Bigode e cabelo de tainha: curiosa estátua de deus celta é identificada na Inglaterra

Os detalhes inéditos foram revelados recentemente, durante uma limpeza cuidadosa do artefato, que foi encontrado em 2018

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 23/02/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da estátua celta - Divulgação/ National Trust / Oxford Archaeology East / James Fairbairn
Fotografia da estátua celta - Divulgação/ National Trust / Oxford Archaeology East / James Fairbairn

Nesta última semana, o LiveScience divulgou a descoberta de uma estátua de cobre da Idade do Ferro que representa um deus celta — e tem um estilo no mínimo curioso. Segundo os cientistas, ela conta com um bigode e um corte de cabelo de tainha. 

Embora o item tenha sido desenterrado em uma escavação de 2018, no distrito inglês de South Cambridgeshire, foi apenas recentemente que os pesquisadores conseguiram revelar os detalhes esculpidos no cobre através da limpeza cuidadosa da peça. 

A princípio, os especialistas pensaram que se tratava de uma representação do deus celta da fertilidade, Cernunnos. Depois, todavia, descartaram essa hipótese, de forma que a identidade da divindade representada permanece desconhecida. 

"Temos um conhecimento extremamente limitado sobre como eram as pessoas comuns da Inglaterra naquela época, então esta figura lindamente detalhada pode estar apenas nos dando um vislumbre tentador de sua aparência ou de como eles imaginavam seus deuses", comentou a arqueóloga Shannon Hogan, que esteve envolvida no estudo, em um comunicado repercutido pelo Live Science.