Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Biografia da maior espiã da Segunda Guerra Mundial chega ao Brasil

Uma mulher sem importância, de Sonia Purnell resgata a brilhante trajetória de Virginia Hall, a heroína que ajudou a libertar a França dos nazistas

Victória Gearini Publicado em 19/01/2021, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Virginia Hall, a espiã da Segunda Guerra Mundial - Divulgação / CIA
Virginia Hall, a espiã da Segunda Guerra Mundial - Divulgação / CIA

Eleito um dos melhores livros de 2019 na categoria Biografia, Memórias e Livros de História pela Amazon, Uma mulher sem importância, da jornalista inglesa Sonia Purnell, chegará às livrarias brasileiras no dia 29 de janeiro, pela Editora Planeta. A obra resgata a história de Virginia Hall, a maior espiã da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, Virginia Hall é considerada uma heroína por ter ajudado a libertar a França do poderio alemão. Diante do cenário caótico da Segunda Guerra Mundial, a jovem optou por lutar contra o nazismo, ao invés de mudar-se em segurança para os Estados Unidos ao lado de sua família.

[Colocar ALT]
Uma mulher sem importância, de Sonia Purnell (2021) / Crédito: Divulgação / Editora Planeta

Filha de um banqueiro americano, a jovem perdeu parte de sua perna esquerda enquanto caçava pássaros com amigos. Na ocasião, ela atirou acidentalmente no próprio pé, após cair de uma cerca.

Tal fato a fez utilizar uma prótese de madeira, que a impediu de seguir seu sonho de se tornar uma diplomata.

Com a ascensão de Hitlere a onda de nacionalismo por toda Europa, Virginia passou a dirigir ambulâncias na França.

Mais tarde, ficou encarregada de treinar células de resistência para sabotagens de guerrilha, explodindo pontes e trens de carga. 

No entanto, durante anos, a mulher mais condecorada da Segunda Guerra Mundial permaneceu um enigma.

Durante três anos, a jornalista Sonia Purnell reuniu informações sobre a heroína da França. Por meio de uma pesquisa minuciosa, a autora escreveu Uma mulher sem importância, uma biografia narrada como um thriller de ficção.

De acordo com Purnell, Virginia ajudou a preparar o terreno para que as forças aliadas invadissem a Normandia e a Provença, sendo uma figura histórica extremamente importante para os rumos da espionagem.

“Ela ajudou a inaugurar um papel audacioso de espionagem, sabotagem e subversão por trás de linhas inimigas em uma era em que as mulheres mal apareciam no prisma de heroísmo, quando sua participação em combates se limitava a uma função paliativa, de apoio. Quando se esperava que elas apenas parecessem bonitas e agissem com obediência, deixando os homens fazerem o serviço pesado”, explicou Sonia Purnell.

Disponível em pré-venda na Amazon, em formato Kindle e capa comum, esta obra será adaptada, ainda, para os cinemas pela Paramount Pictures, com participação da atriz Daisy Ridly — embora não tenha previsão de lançamento ainda.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Uma mulher sem importância, de Sonia Purnell (2021) - https://amzn.to/3qBKlI6

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W