Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Bizarro desenho infantil causa diversas polêmicas na Dinamarca

Indicado para crianças entre 4 a 8 anos, John Dillermand recebeu inúmeras críticas pelo fato de ser centrado no órgão sexual do protagonista; confira a abertura!

Giovanna Gomes Publicado em 09/01/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O desenho John Dillermand tem recebido inúmeras críticas - Divulgação
O desenho John Dillermand tem recebido inúmeras críticas - Divulgação

Uma grande polêmica surgiu na Dinamarca logo no início de 2021, quando, no dia 2 de janeiro, o canal aberto DRTV estreou a animação John Dillermand. Tudo estaria nos conformes se a animação não fosse indicada para crianças de 4 a 8 anos de idade.

O grande problema é que, apesar de ter sido pensado para crianças, o desenho trata de um homem com um pênis exageradamente comprido e incontrolável. Por esse motivo, muitos dinamarqueses acharam o programa um extremo absurdo.

Para Christian Groes, professor e pesquisador de gênero na Universidade de Roskilde, que deu entrevista ao The Guardian, o desenho "está perpetuando a ideia padrão de uma sociedade patriarcal e normalizando a 'cultura do vestiário', que tem sido usada para desculpar muitos maus comportamentos dos homens. É para ser engraçado, por isso é visto como inofensivo. Mas não é. E estamos ensinando isso aos nossos filhos”. 

Por outro lado, há também aqueles que defendem a animação, como a psicóloga Erla Heinesen Højsted. Para a profissional, John Dillermand é inofensivo, já que "as crianças acham genitais engraçadas".

Para a especialista, "o programa mostra um homem impulsivo, que nem sempre está no controle, que comete erros, assim como crianças". A diferença, nesse sentido, é que "Dillermand sempre corrige as coisas. Ele assume a responsabilidade dos próprios atos".

De qualquer forma, o desenho já causa alvoroço logo no nome. Isso poeque, em dinamarquês, o termo "diller" é uma gíria para "pênis". Dessa forma, em tradução literal, o nome do polêmico desenho em português é "John Homem-pênis".

Na abertura, o homem de roupas de banho listradas realiza uma série de ações bizarras com seu órgão sexual, como segurar balões ou levar seu cachorro para passear.

Confira a abertura: