Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Bolsonaro cria comitê de enfrentamento à Covid para indígenas

A medida foi tomada quase dois anos após o início da pandemia

Redação Publicado em 11/01/2022, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images

Foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira, 11, o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro(PL) o qual determina a criação do Comitê Gestor dos Planos de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas. 

Segundo informações presentes no texto, o novo comitê tem como objetivo promover o monitoramento de ações de combate à pandemia em defesa dos povos indígenas que vivem em isolamento ou que tiveram contato recente.

De acordo com o portal de notícias G1, a comissão, que foi criada quase dois anos após o início da pandemia no Brasil, deverá adotar medidas que visem a proteção e a promoção da saúde dos indígenas.

Conforme informou a fonte, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),Luís Roberto Barroso, determinou em julho de 2020 a adoção, por parte do governo federal, de cinco medidas para proteger as comunidades indígenas da Covid-19.

"Na atual situação, em que há uma pandemia em curso, os povos em isolamento e de contato recente são os mais expostos ao risco de contágio e de extinção. Isso ocorre em razão das condições de vulnerabilidade imunológica e sociocultural já narradas", escreveu Barroso na época.