Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Bolsonaro decide demitir Secretário da Cultura após referência ao ministro nazista em discurso

Na noite de ontem, 17, Roberto Alvim se inspirou em uma fala de Joseph Goebbels para anunciar o Prêmio Nacional das Artes

Alana Sousa Publicado em 17/01/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alvim e Bolsonaro - Divulgação/Facebook
Alvim e Bolsonaro - Divulgação/Facebook

Após parafrasear o ministro da propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, o presidente da república, Jair Bolsonaro decidiu demitir o Secretário de Cultura do governo, Roberto Alvim. Após a polêmica e a reação negativa nas redes sociais, Bolsonaro considerou a ação de Alvim como “insustentável”.

Marcelo Álvaro Antônio, o ministro do Turismo, foi avisado da decisão. O comunicado oficial do Planalto ainda não foi publicado, mas pode sair a qualquer momento.

O vídeo, postado na noite de ontem, 17, nas redes sociais, apresenta o Secretário afirmando que “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo — ou então não será nada”, em referência a uma das falas de Goebbels.

Não só opositores reagiram mal ao discurso, apoiadores de Bolsonaro também ficaram indignados com a postagem. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, declarou que era preciso afastar urgentemente Alvim do cargo. Assim como, Olavo de Carvalho, um dos maiores aliados do governo, se pronunciou em seu Facebook: “É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos”.