Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Bolsonaro diz que libertou nordestinos da “escravidão do carro pipa”

Obra citada pelo presidente foi iniciada na gestão de Lula

Fabio Previdelli Publicado em 05/05/2022, às 16h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula (esq.) e Bolsonaro (dir.) - Getty Images
Lula (esq.) e Bolsonaro (dir.) - Getty Images

O presidente Jair Bolsonaro esteve presente na tarde de hoje, 5, na cidade paraibana de Gurinhém, onde participou da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em entrevista, se vangloriou de ter ‘libertado’ o povo nordestino da “escravidão do carro pipa”

Cada vez mais libertamos o povo do Nordeste da escravidão do carro pipa. Isso vai deixando de ser uma política que visava apenas ganhar eleitores. Cada vez mais nós damos liberdade a todos vocês", afirmou. 

Projeto de Lula

Conforme aponta matéria publicada pelo UOL, Bolsonaro declarou que isso só foi possível graças à transposição do Rio São Francisco e a inauguração de obras que levaram água potável para regiões que sofriam com o desabastecimento. 

O projeto, entretanto, não faz parte de sua gestão. As obras no Rio São Francisco foram iniciadas em 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Lula. As intervenções se estenderam durante as gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer — este último, aliás, inaugurou o Eixo Leste em 2017. Três anos depois, Bolsonaro iniciou o funcionamento de parte do Eixo Norte.