Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Bolsonaro diz que pedido de ajuda para Biden na reeleição é “especulação”

O pedido teria sido feito durante a Cúpula das Américas, na semana passada

Redação Publicado em 13/06/2022, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro e Joe Biden durante a Cúpula das Américas, em 10 de junho - Getty Images
Jair Bolsonaro e Joe Biden durante a Cúpula das Américas, em 10 de junho - Getty Images

Nesta segunda-feira, 13, o presidente Jair Bolsonaro disse que a informação de que ele teria pedido ajuda a Joe Biden, presidente dos EUA, para conseguir reeleição em outubro é “especulação”. A agência Bloomberg divulgou a notícia, que atribuiu as informações a pessoas que pediram para não serem identificadas, mas que são “familiarizadas com o assunto”.

De acordo com a agência, via G1, o tal pedido de ajuda foi feito na semana passada, no encontro entre os dois presidentes durante a Cúpula das Américas, que ocorreu em Los Angeles.

Nesta segunda, ao ser questionado sobre a informação divulgada, Bolsonaroafirmou que os temas da conversa privada com Joe Biden são reservados. Tais informações não seriam reveladas nem por ele e nem pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que estava presente no encontro.

Durante uma entrevista à rádio CBN Recife, Bolsonarorelatou que “o que nós tratamos ali é reservado, cada um pode falar o que bem entender. Agora [a Bloomberg] não cita a fonte, ‘segundo tal pessoa’. O que eu conversei com o Biden não sai de mim, não sai do Carlos França. Assim como o que conversei com o Putin em fevereiro deste ano, quando fui lá tratar, entre outras coisas, de fertilizantes, fica entre nós. É especulação. Conversamos sobre vários assuntos".

A relação com Biden

Bolsonaro é aliado de Trump e deu apoio público ao adversário do atual presidente, Biden, durante as eleições norte-americanas de 2020. Ele ainda defendeu que a derrota de Trump se deu por conta de uma fraude, apoiando teses do próprio ex-presidente.

Bolsonaro disse a Biden, ainda segundo a agência, que os planos do pré-candidato do PT e líder nas pesquisas sobre votos à presidência, Lula, vão contra os interesses dos norte-americanos. Uma das fontes consultadas pela agência relatou que Joe Biden mudou de assunto quando o pedido de ajuda de Bolsonaro foi feito.