Notícias » Brasil

Bolsonaro diz que problemas no Chile começaram com o fim da ditadura Pinochet

Regime militar terminado em 1990 seria a causa dos protestos contra atual governo

Joseane Pereira Publicado em 22/10/2019, às 10h00

Bolsonaro na Cerimônia do Imperador Naruhito no Japão
Bolsonaro na Cerimônia do Imperador Naruhito no Japão - Getty Images

Em cerimônia oficial em Tóquio, nesta manhã, Bolsonaro afirmou que protestos atuais no Chile ocorrem porque a ditadura do general Augusto Pinochet acabou. Aliado do presidente chileno Sebastián Piñera, Bolsonaro também citou governos de esquerda como fonte dos protestos.

"O problema do Chile nasceu em 1990, que ninguém dá valor para isso. Naquela época, as Farc fizeram parte, Fidel Castro, isso tudo. E qual o espírito dessa questão? Primeiro é bater contrário às politicas americanas, imperialistas, segundo eles. E depois são os países que se auto ajudam para chegar ao poder", afirmou Bolsonaro após café da manhã em Tóquio.

A onda de protestos no Chile já deixou mais de 10 pessoas mortas, em confrontos violentos com a polícia. Atitudes neoliberais do governo Piñera, como a liquidação da Previdência Social do país e o aumento das passagens do metrô, têm gerado conflitos truculentos entre policiais e movimentos populares.


Saiba mais sobre quem foi Pinochet:

1. O longo adeus a Pinochet, de Ariel Dorfman (2003) - https://amzn.to/2J8bCyr

2. Augusto Pinochet: The Life and Legacy of Chile’s Controversial Dictator, de Charles River Editors (2016) - https://amzn.to/35YFO8K

3. Revolução Chilena, de Peter Winn (2010) - https://amzn.to/2JfntL3

4. O Golpe de 73 no Chile ou Pinochet e a tentativa de tomar o inferno, de Zé Salvador - https://amzn.to/2Jd7ZHs

5. The Pinochet File: A Declassified Dossier on Atrocity and Accountability, de Peter Kornbluh (2013) - https://amzn.to/2MFQ8eB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.