Notícias » Europa

Bomba da Guerra Civil espanhola é encontrada 80 anos depois

A descoberta da bomba foi feita após relato de idoso que vivia na região durante a infância

Wallacy Ferrari Publicado em 17/01/2022, às 13h42

Bomba descoberta antes e depois de detonação
Bomba descoberta antes e depois de detonação - Divulgação / Vídeo / Sky News

Em operação especial, a polícia espanhola detonou uma bomba confeccionada e disparada durante Guerra Civil espanhola, 80 anos depois.

A descoberta do possível explosivo com potencial destrutivo foi feita por um idoso, que se recordou de um ataque de fascistas italianos em um prédio próximo de sua casa, mas que a bomba não se ativou.

Seguindo as instruções do antigo morador, a equipe da polícia foi até o edifício em Maella, perto de Zaragoza, no nordeste da Espanha, e verificou a estrutura com detectores de metal, surpreendendo ao localizar o artefato; a bomba teve seu peso estimado em 50 quilos pela equipe que a retirou.

As características do explosivo apontavam ter sido lançado pela força aérea italiana, que na época foi aliada às forças nacionalistas do general Francisco Franco durante o conturbado período no país europeu, entre 1936 e 1939. A desativação foi feita no dia 10 de janeiro, mas revelada publicamente no último domingo, 16.

"Um morador local alertou o proprietário do local que ele tinha que ter cuidado ao realizar as obras porque durante a guerra civil, quando essa pessoa tinha seis anos, a cidade foi bombardeada e uma das bombas não explodiu. o chão e o artefato estavam escondidos", disse a Guarda Civil em comunicado republicado pelo portal UOL.