Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Bomba da Primeira Guerra é confundida com botijão de gás

Fato acionou o esquadrão antibomba da Inglaterra para emergência, confira

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 20/05/2022, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bomba da Primeira Guerra Mundial - Reprodução - Redes Sociais
Bomba da Primeira Guerra Mundial - Reprodução - Redes Sociais

Em uma história bastante incomum ocorrida na cidade de York, na Inglaterra, dois catadores de lixo recolheram uma bomba da Primeira Guerra Mundial, pensando que se tratava de um botijão de gás antigo,nesta semana. Rachel Wills e Simon Briscombe, estavam tirando sacos de lixo em uma lixeira, quando o objeto caiu, segundo o jornal “The Guardian”.

Depois de recolherem o artefato por acharem muito atípico e estranho para ser jogado no caminhão, levaram para suas casas, sacudindo e saltando as lombadas das ruas que fazem parte do caminho, por mais de 1 km.

Pesquisando mais a fundo por coisas semelhantes, cogitaram a ideia de que poderia se tratar de uma bomba e de imediato, chamaram o esquadrão antibomba.

Foi necessário que eles e moradores de outras 30 casas próximas, saissem para um local mais distante, enquanto o o EOD (Equipe de Descarte de Explosivos) tentava detonar a bomba com segurança, conforme apurado pelo jornal on-line "UOL".

"Estava espumando, a casca estava borbulhando. Foi estranho e assustador", falou Wills.
"Encontramos algumas coisas realmente estranhas, incluindo uma máquina de costura de 1898, carrinhos, dinheiro, sapatos, todo tipo. Mas não posso acreditar que encontramos o que encontramos. Tínhamos isso em nosso carro, uma bomba, e estávamos passando por lombadas também”, complementou em seu relato.

Ambos ressaltaram alivio de que nenhuma criança, por curiosidade, pegou, já que ela estava bem visível. Ainda sugerem que as fortes chuvas em todo o país, ocasionou o deslocamento da bomba do lugar onde estava anteriormente. 

Medidas dos oficiais

Por precaução, a A59 — estrada que liga Wallasey, Merseyside a York e North Yorkshire — foi fechada por duas horas.

A polícia ainda relatou que EOD conseguiu descartar corretamente qualquer perigo, levando o objeto a um local seguro e agradeceu pela agilidade e cooperação dos trabalhadores.