Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dinossauros

Dinossauro recém-descoberto pode ajudar a explicar função dos "bracinhos" de Tiranossauro rex

Descoberta revela supostos motivos para a existência de pequenos braços em algumas espécies de dinossauros

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/07/2022, às 09h07

Imagem ilustrativa de dinossauro - Foto de  Michael Watts no Pixabay
Imagem ilustrativa de dinossauro - Foto de Michael Watts no Pixabay

A descoberta de um esqueleto de dinossauro de espécie até então desconhecida aponta que a presença de pequenos braços, comuns a espécies como o Tiranossauro rex, garantia vantagens para a sobrevivência desses animais. A novidade foi comunicada recentemente por cientistas argentinos.

Encontrado no norte Patagônia, o esqueleto do dinossauro nomeado Meraxes gigas possuía um crânio de 1,2 metros e braços de apenas 60,9 centímetros. Segundo o artigo publicado na revista acadêmica Current Biology, o dinossauro de cabeça gigante teria habitado a Terra há cerca de 90 a 100 milhões de anos.

De acordo com informações do G1, Juan Canale, principal autor do estudo, acredita que os pequenos braços dos dinossauros carnívoros "tinham algum tipo de funcionalidade".

"Eu estou convencido de que esses braços proporcionalmente menores tinham algum tipo de funcionalidade. O esqueleto mostra grandes inserções musculares e estruturas peitorais totalmente desenvolvidas, de modo que os braços tinham músculos fortes", disse.

Peter Makovicky, coautor do estudo, aponta que os bracinhos podem ter sido úteis para "comportamentos reprodutivos". Ele também relevou que os membros do dinossauro descoberto eram "literalmente metade do comprimento do crânio dele e o animal não teria sido capaz de alcançar a boca".

"Eles podem ter usado os braços para comportamentos reprodutivos, para segurar a fêmea durante o coito ou como apoio para se levantar do chão após um descanso ou uma queda", informou o cientista.

Nome inspirado em 'Game of Thrones'

O dinossauro, cuja enorme cabeça poderia assumir a função que os braços tinham nas espécies menores, recebeu o nome Meraxes gigas inspirado no dragão presente na série Game of Thrones (A Guerra dos Tronos). Ele pertence ao gênero carcarodontossauros, que em latim significa "lagartos com dentes de tubarão".

Além de tiranossauros, outras espécies como o abelissauros também possuíam braços curtos como vantagem para situações parecidas.