Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Brasil é o 8º país com maior desigualdade de renda do mundo

Dados referentes a 2019, antes da pandemia, mostram que país só fica atrás de sete nações africanas

Fabio Previdelli Publicado em 15/12/2020, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

De acordo com relatório mundial que mede a qualidade, que foi divulgado hoje, 15, o Brasil ocupa a 8ª posição entre os piores países em desigualdade de renda, ficando atrás de algumas nações africanas.  

Além do mais, segundo o índice de desigualdade de renda divulgado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apontam que o Brasil passou do 79º lugar para o 84º lugar entre 189 países. Os dados foram repercutidos pelo UOL.  

Vale ressaltar que essas estatísticas são referentes aos dados de 2019, portanto, ela não reflete o impacto da pandemia do novo coronavírus nos países. Segundo o coeficiente Gini, que mede a desigualdade de distribuição de renda, onde o zero representa igualdade absoluta e 100 a desigualdade absoluta, o Brasil aparece com o coeficiente de 53,9.  

Os outros sete países com o índice maior que o do Brasil são: África do Sul (com 63); Namíbia (59,1); Zâmbia (57,1); São Tomé e Príncipe (56,3); República Centro-Africana (56,2); Suazilândia (54,6) e Moçambique (54).