Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Brasil registra duas suspeitas de varíola dos macacos

Segundo Ministério da Saúde, pacientes são do Ceará e Santa Catarina

Fabio Previdelli Publicado em 30/05/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem colorizada que mostra o vírus da varíola dos macacos - Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas
Imagem colorizada que mostra o vírus da varíola dos macacos - Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas

Na manhã desta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde informou que dois possíveis casos de varíola dos macacos foram identificados em pacientes aqui do Brasil. Um deles foi registrado no Ceará e o outro em Santa Catarina. 

O órgão informou ainda que os pacientes "seguem isolados e em recuperação”. Ambos estão “sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".

Terceiro caso?

De acordo com o G1, o órgão ainda informou que um possível terceiro caso de infecção com a varíola do macaco está sendo investigado no Rio Grande do Sul. "A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito".

A suspeita se deu por conta do paciente ser "um indivíduo com história de viagem", apontou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Entretanto, o quadro ainda está sendo debatido com o Ministério, já que o órgão estadual aponta que "a pessoa tem outro diagnóstico confirmado”. 

Isso, a princípio, descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação", informou a Secretaria ao G1.