Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Brasil: Terremoto de magnitude 4,7 é sentido em estados da região norte

Com o epicentro na pequena cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, ainda não há registro de mortos ou feridos

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/04/2021, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mapa pontua o epicentro do tremor no município amazonense - Divulgação / Serviço Geológico dos Estados Unidos
Mapa pontua o epicentro do tremor no município amazonense - Divulgação / Serviço Geológico dos Estados Unidos

Durante a madrugada desta quarta-feira, 28, um terremoto de magnitude 4,7 na escala Richter ocorreu tendo seu epicentro no município de Barcelos, no interior do estado de Amazonas, próximo à divisa de Roraima.

Às margens do Rio Negro, o tremor foi sentido pela população local de 27 mil habitantes, além de ser notado na capital Manaus, a 400 km de distância.

O registro foi feito por captadores locais e foi divulgado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que avaliou o ponto de abalo em uma profundidade de aproximadamente dez quilômetros do solo, com pouco potencial de causar danos na comunidade que habita a superfície da região;

Este foi o segundo tremor sentido este ano na região superior da América do Sul, com o primeiro registro de 2021 datado em 31 de janeiro, como informa a Folha de S. Paulo. Na ocasião, moradores de Roraima e parte do Amazonas sentiram os tremores de um terremoto na Guiana, cuja magnitude atingiu 5,7.

Conforme notificado pela plataforma de geologia, não houve registros de feridos ou mortos pelo terremoto, apenas com algumas leves rachaduras em estruturas da cidade.