Notícias » Segunda Guerra Mundial

Brasileiro que atuou na Segunda Guerra Mundial morre aos 99 anos

O ex-combatente, Victório Nalesso, participou de diversos combates na reta final do conflito; confira

Redação Publicado em 15/04/2022, às 11h20

Fotos de Victório Nalesso na juventude e na vida adulta
Fotos de Victório Nalesso na juventude e na vida adulta - Divulgação/Arquivo pessoal

Um dos ex-combatentes do exército brasileiro que participou da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), Victório Nalesso, faleceu na última terça-feira, 12, aos 99 anos de idade.

Nalesso nasceu em 4 julho de 1922, o homem iniciou sua carreira militar em 1944, na ocasião, passou a integrar o 5º Batalhão de Caçadores, em Itapetininga, interior de São Paulo.

Em seguida, se voluntariou na Força Expedicionária Brasileira (FEB), participando de diversos combates na reta final da guerra, entre eles, a Batalha de Monte Castello e Montese.

Ao longo de sua notável vida, o brasileiro foi condecorado com a ‘Medalha de Campanha’, além de ser considerado cidadão honorário de Montese, na Itália; e integrante honorário do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga.

Despedida

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias g1, a causa da morte do ex-combatente não foi revelada. No entanto, a prefeitura de Itapetininga publicou uma nota oficial lamentando a partida de Victório.

“A Prefeitura de Itapetininga se solidariza com os familiares e amigos do Sr. Victório Nalesso e lamenta profundamente a perda do valoroso cidadão itapetiningano que sempre terá seu legado de Civismo e Patriotismo lembrados”.