Notícias » Curiosidades

Brinquedo favorito da infância de Einstein será leiloado e pode arrecadar mais de 200 mil reais

"Um jogo de infância que Einstein guardou ao longo de sua vida e apenas o entregou no momento de sua morte", define os responsáveis pelo evento

Fabio Previdelli Publicado em 18/02/2020, às 16h00

Albert Einstein
Albert Einstein - Getty Images

O brinquedo de Einstein na infância, que também o acompanhou durante a fase adulta, será leiloado no próximo mês. Conforme informou o Daily Mail, o jogo pode ser vendido por 46.000 libras — algo em torno dos 260 mil reais.

Fabricado na Alemanha, o jogo chamado Perlen Mosaik Spiel (jogo de mosaico de miçanga) consiste em encaixar até 520 pedras coloridas que podem ser inseridas em uma moldura perfurada, o que permite criar desenhos, letras ou qualquer outro tipo de padrão criativo.

Perlen Mosaik Spiel / Crédito: Divulgação

 

Por ser uma peça criada na década de 1870, o brinquedo apresenta alguns sinais de desgastes, como avarias na caixa e pequenas falhas no rótulo, além de marcas feitas a lápis que podem ter sido feitas pelo teórico que ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1921.

De acordo a galeria Bonhams de Nova York, que detém o brinquedo, o conjunto foi “uma ferramenta essencial de aprendizado para o jovem gênio”. Segundo o anuncio do leilão, Perlen Mosaik Spiel foi “um jogo de infância que Einstein guardou ao longo de sua vida e apenas o entregou no momento de sua morte".