Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Britânico remove rins e descobre que órgãos tinham mais de 35 kilos

Warren Higgs havia sofrido de uma doença incurável por mais de duas décadas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/10/2021, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias do homem antes e depois da operação que salvou sua vida - Divulgação/ Warren Higgs/ Arquivo Pessoal
Fotografias do homem antes e depois da operação que salvou sua vida - Divulgação/ Warren Higgs/ Arquivo Pessoal

Warren Higgs passou mais de 20 anos de sua vida sendo afetado por uma doença renal grave e que não tem cura. Recentemente, ele teve seus rins retirados através de uma perigosa cirurgia

A piora do quadro ao longo do tempo afetou severamente a qualidade de vida do homem britânico de 54 anos de idade, fazendo com que  precisasse submeter-se ao procedimento de remoção dos órgãos adoentados. 

"A operação em si é perigosa. É um risco de 50% [de morte], mas eu tenho que correr. Tenho que fazer isso porque viver no sofá não é vida", comentou Higgs no último mês de junho, quando estava marcando a cirurgia, segundo divulgado pela BBC na época. 

Os rins do britânico estavam repletos de cistos e fluido, o que tornava seu tórax incrivelmente inchado. A patologia responsável pela situação, que se chama Síndrome renal policística e é hereditária, afeta uma a cada mil pessoas, sendo considerada assim uma doença comum. 

No caso de Warren, os órgãos estavam tão grandes haviam começado a esmagar seus pulmões, coração e estômago, configurando um quadro que poderia levá-lo à morte em breve. 

Ainda conforme o veículo, a cirurgia, que felizmente foi bem-sucedida, levou duas horas, e chocou os médicos que a realizaram pelas dimensões dos rins do homem, que juntos ultrapassavam 35 quilos.

"Nunca tinha visto nada tão grande. Acho que esses seriam os rins mais pesados a serem removidos que se tem relato em qualquer lugar do mundo", comentou Sanjay Sinha, médico que tratou Higgs

A rotina do britânico foi transformada pelo procedimento. Ele pode voltar a ingerir alimentos sólidos, por exemplo, algo que não era possível anteriormente, e também conseguiu recomeçar a prática de exercícios físicos.

Sua maior desvantagem no momento é a necessidade de fazer hemodiálise a cada dois dias. Para evitar ficar dependente de máquinas para ter seu sangue filtrado durante o restante da vida, Warren pretende entrar na lista de transplante de rins.