Notícias » Reino Unido

Sem revelar o inestimável valor, museu britânico compra broche de 600 anos da era medieval

Encontrado por um detector de metais, a peça coberta por diamantes e ouro agora faz parte do acervo do Victoria and Albert Museum, na Inglaterra

Penélope Coelho Publicado em 16/03/2020, às 11h00 - Atualizado às 11h20

O raro broche medieval feito de diamante e ouro foi descoberto por um detector de metais
O raro broche medieval feito de diamante e ouro foi descoberto por um detector de metais - Victoria and Albert Museum

Joia considerada de valor inestimável foi encontrada perto de Brigstock em Northamptonshire em 2017, por um detector de metais que descobriu o broche em forma de flor. A peça que estava em um local que costumava ser de caça real  aristocrático foi achada durante uma escavação organizada no antigo campo, que agora é uma fazenda. Mas sua descoberta permaneceu em sigilo até agora.

Justin Owens, detetive de metais que esteve presente na escavação, junto com sua esposa, disse que ele só precisou cavar por 10 centímetros no chão para descobrir o tesouro. "Encontrar o broche foi uma surpresa completa - eu não podia acreditar", disse Owens.

O Victoria and Albert Museum, V&A - adquiriu a peça por meio da Lei do Tesouro Nacional, e ela está exposta na Galeria de Joias William e Judith Bollinger, ao lado da coroa da rainha Victoria e do anel Papillon da cantora Beyoncé, desde a semana passada.

A joia ficará ao lado da famosa coroa da rainha Victoria / Divulgação: Victoria and Albert Museum

 

O broche de diamantes e ouro foi limpo com penas de faisão e avestruz para que não houvesse nenhum tipo de dano quando as camadas de sujeira fossem removidas do objeto. A peça rara será apresentada no episódio final da série de documentários Secrets Of The Museum da BBC Two. O museu disse não ser capaz de revelar o valor monetário do broche, pois ele é o único desse tipo encontrado no Reino Unido.