Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Agora, Bumba Meu Boi é Patrimônio Imaterial da Humanidade

Em decisão da UNESCO nessa quarta-feira (11), a clássica festa que ocorre no Maranhão passa ao status de distinção da ONU

André Nogueira Publicado em 12/12/2019, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boi Bumbá, ou Bumba Meu Boi, é uma festa típica brasileira - Getty Images
Boi Bumbá, ou Bumba Meu Boi, é uma festa típica brasileira - Getty Images

O Bumba Meu Boi, personagem clássico da cultura maranhense, foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO). A prática, que envolve dança, roupas típicas e o toque da percussão, é única nos estados do nordeste, principalmente o Maranhão.

O conjunto da festa do Bumba Meu Boi, de origens na senzala, é único: “É justamente a natureza desse complexo. Não é um boi, é um complexo cultural onde se tem vários sotaques. Vai um pouco de cada coisa do Brasil, dentro do Bumba Meu Boi. É uma grande riqueza cultural que o Maranhão tem”, relatou Maurício Itapary, superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do estado.

A festa não se resume à imagem do Boi / Crédito: Getty Images

A decisão foi oficializada durante a reunião da UNESCO que ocorria em Bogotá, capital colombiana, passando a nível global o status de patrimônio imaterial que a festa já possuía no Brasil.

 “É uma resistência cultural forte, identitária, de pertencimento e também da questão de você se autorreconhecer enquanto negro”, declarou Luiz Carlos Guerreiro, produtor cultural, ao portal G1.