Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Bumerangue de pedra raro é encontrado após período de incêndios na Austrália

Pesquisadores acreditam que objeto é milenar e ajuda a entender como era o estilo de vida dos nativos daquele período

Fabio Previdelli Publicado em 11/02/2020, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bumerang de pedra é encontrado na Austrália - Divulgação
Bumerang de pedra é encontrado na Austrália - Divulgação

Sofrendo com uma temporada anormal de incêndios florestais desde novembro do ano passado, a Austrália segue passando por momentos difíceis. Afinal, estima-se que mais de 100 mil quilômetros quadrados já foram consumidos pelo fogo.

Mas, se por um lado as queimadas causam grandes danos à natureza, por outro, ela revela novas descobertas sobre a história do país. Isso porque, moradores que deixavam suas casas, na vila de Cobargo, no estado de Nova Gales do Sul (um dos mais afetadas pelo fogo), encontraram um bumerangue esculpido em pedra no leito de um rio ao lado de suas residências — após o fogo ter sido extinto.

A idade do objeto ainda não foi revelada — para isso, testes de carbono serão feitos. No entanto, especialistas estimam que ele possa ser milenar. O achado também pode ajudá-los a descobrir como era o estilo de vida dos nativos daquele período.

Além do bumerangue de pedra de Cobargo, o cessar das chamas em um foco de incêndio também ajudou na descoberta de um sistema de agricultura há algumas semanas. O local fica situado no distrito cultural de Budj Bim.