Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Impressionante bunker britânico da Segunda Guerra é encontrado acidentalmente

A estrutura bélica, feita para proteger soldados no caso de uma invasão nazista, foi encontrada na Escócia

André Nogueira Publicado em 10/03/2020, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O interior do bunker - Divulgação/Forestry and Land Scotland
O interior do bunker - Divulgação/Forestry and Land Scotland

Após a derrubada de uma árvore na fronteira da Escócia, foi revelado um bunker da Segunda Guerra Mundial, provavelmente usado pelas Unidades Auxiliares do Reino Unido. A grande descoberta ocorreu no interior de uma floresta nos arredores da cidade de Moffat, devido o árduo trabalho da Forestry and Land Scotland (FLS).

"Esta descoberta nos dá uma visão de uma das unidades mais secretas que estavam operando durante a Segunda Guerra Mundial. É muito raro encontrar esses bunkers, pois seus locais sempre foram mantidos em segredo: a maioria foi enterrada ou perdida”, afirmou o arqueólogo Matt Ritchies à BBC.

Reprodução do interior do bunker / Crédito: Divulgação/Forestry and Land Scotland

“A partir de registros, sabemos que cerca de sete homens usaram esse bunker e, na época, estavam armados com revólveres, submetralhadoras, rifle de atirador e explosivos".

As unidades baseadas no complexo subterrâneo eram treinadas para combater a todo custo no caso de uma invasão nazista, mas foram dissolvidas em 1944 devido o notório Dia D. "O bunker estava perdido em nossos arquivos, mas quando criança eu brincava nessas florestas e visitava o bunker, então sabia que ele estava lá em algum lugar", disse Kit Rodger, técnico da FLS.

Algumas estruturas de madeira foram encontradas no chão do interior do bunker, e os arqueólogos acreditam se tratar das estruturas dos beliches construídas para os soldados (e que não sobreviveram aos anos de deterioração, assim como o fogão e as mesas que ocupavam o local). Devido à raridade e às condições desse novo sítio, ele não será aberto ao público.