Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Buraco gigante

Buraco gigante de origem desconhecida surge no deserto do Atacama e ‘continua a crescer’

Autoridades chilenas alertaram a população local para o surgimento do enorme sumidouro na região

Redação Publicado em 02/08/2022, às 09h27

Sumidouro gigante no deserto do Atacama, no Chile - Divulgação/Facebook/Cristóbal Zúñiga
Sumidouro gigante no deserto do Atacama, no Chile - Divulgação/Facebook/Cristóbal Zúñiga

Um buraco gigante surgiu nas proximidades da Mina Alcaparros, em Tierra Amarilla, no Chile, o que fez com que as autoridades da região do deserto do Atacama alertassem a população local para o fenômeno.

Segundo a CNN, protocolos de segurança foram acionados após a notícia de que um enorme sumidouro havia surgido na área, chegar às autoridades locais, informou o prefeito da comuna, Cristóbal Zúñiga, por meio de uma publicação no Facebook.

Recebemos ontem [sábado] uma reclamação cidadã sobre um sumidouro que teria ocorrido aqui na nossa comuna perto da Mina Alcaparros, que faz parte da Mina Candelária”, escreveu Zúñiga no post.

“Estamos preocupados, pois é um medo que sempre tivemos como comunidade, o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade”, completou.

Até agora, não se sabe a origem do buraco, que possui um diâmetro aproximado de 25 metros. Zúñiga alertou que “ainda está ativo, continua a crescer e é algo que não se via na nossa comunidade”.

Ação das autoridades

Na publicação, o prefeito escreveu: “Solicitamos que seja possível esclarecer qual o motivo e porque ocorreu este evento, quais os motivos, se o colapso é produto da atividade mineira abaixo ou se é de outra natureza”.

Iremos até às últimas consequências como município para proteger a nossa comunidade e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras”, acrescentou.

A Secretaria da Região Ministerial (Seremi) de Mineração da Região do Atacama afirmou que o buraco não causou danos à população local após ir até a região para investigar a situação, a qual informou continuar monitorando.

“Durante o dia de hoje, funcionários das áreas de Mineração e Geologia da Diretoria Atacama de Sernageomin irão ao local para continuar avaliando a situação e fazer novas recomendações. Além disso, teremos a presença da geomecânica da Subsecretaria de Mineração no nível central”, declarou.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.