Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Busca por aviadores desparecidos na Segunda Guerra tem início na Inglaterra

Três membros da tripulação de uma aeronave bombardeada em 1944 jamais foram encontrados ou receberam um funeral apropriado

Alana Sousa Publicado em 30/06/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de militares americanos durante a batalha de Okinawa - Wikimedia Commons / Domínio Público
Imagem ilustrativa de militares americanos durante a batalha de Okinawa - Wikimedia Commons / Domínio Público

Um grupo de veteranos de guerra dos Estados Unidos se juntou ao American Veterans Archaeological Recovery (AVAR) e a pesquisadores da Universidade de York para escavar a área de Arundel, na Inglaterra, em busca de aviadores desaparecidos na Segunda Guerra Mundial.

Segundo a BBC, a extensa área, que fica próxima ao Castelo em Arundel, foi palco de um bombardeio atingiu a aeronave B-24 Liberator, em 1944, em Paris. Ainda que os tripulantes tenham sido capazes de levar o avião à Inglaterra, nem todos sobreviveram.

Ao cair no campo de um fazendeiro de Arundel, sete aviadores saíram com vida, mas três vieram a óbito — estes cujos corpos jamais foram recuperados. O objetivo agora é que os cadáveres sejam localizados e repatriados aos EUA para um funeral digno.

“Nossa missão é realmente recuperar os restos mortais daqueles militares que foram perdidos quando esta aeronave caiu em 1944, identificá-los ... e esperamos encerrar [o assunto] para algumas famílias, se pudermos”, disse Stephen Humphreys, CEO da AVAR e ex-piloto das Forças Armadas.

Humphreys ainda acrescentou que “aquele fazendeiro teve um profundo interesse tanto no acidente quanto na história daqueles aviadores e foi uma grande parte da preservação deste local dentro da comunidade local nos últimos 77 anos para que este local estivesse aqui para nós. venha e faça esta missão de recuperação em 2021”.

Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.