Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia

Busto de 2.300 anos do deus grego Hermes é descoberta sob as ruas de Atenas

Peça foi encontrada enquanto funcionários faziam um trabalho de manutenção na rede de esgoto do centro da cidade

Fabio Previdelli Publicado em 16/11/2020, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Busto encontrado do deus grego Hermes - Ministério da Cultura da Grécia
Busto encontrado do deus grego Hermes - Ministério da Cultura da Grécia

Um busto antigo do deus gregoHermes foi encontrado por trabalhadores que faziam um trabalho de manutenção na rede de esgotos no centro de Atenas. Segundo o Ministério da Cultura da Grécia, a peça foi localizada a quase 1 metro e meio de profundidade, e é uma das muitas que serviram como marcadores de ruas na Atenas antiga.  

Segundo especialistas, o busto parece ser de cerca de 300 a.C. ou do final do século 4 a.C.. As autoridades locais disseram que a cabeça retrata Hermes em “uma idade madura”, algo que contrasta com suas habituais representações de quando era jovem.  

O busto é provavelmente um fragmento de uma coluna hermética — que foi estabelecida em cruzamentos e ruas, servindo como sinalização rodoviária. Depois de ser usada como um marcador de rua, a cabeça, em algum ponto, foi embutida na parede de um duto de drenagem. 

O achado, que se encontra em bom estado de conservação, foi imediatamente transferido para um armazém do Eforato das Antiguidades, departamento que se dedica à proteção de artefatos. 

Hermes é o deus grego da riqueza, da sorte, da fertilidade, do sono, da magia, das viagens, das estradas, do comércio, da linguagem e dos ladrões.