Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

‘Cabeça’ maia esculpida de deus do milho é descoberta no México

Escultura de pelo menos 1.300 anos impressionou arqueólogos; veja vídeo da descoberta!

Redação Publicado em 02/06/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de cabeça de deus maia descoberta no México - Divulgação/Youtube/Zenger
Escultura de cabeça de deus maia descoberta no México - Divulgação/Youtube/Zenger

Há 1.300 anos, os antigos maias esculpiram seu deus do milho em um local úmido no sudoeste do México. Agora, a descoberta da escultura foi anunciada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História.

O artefato de mais de mil anos foi encontrado em ruínas situadas no sítio arqueológico de Palenque, que fica nas proximidades do rio Usumacinta, como informou a agência de notícias AFP.

Segundo comunicado do órgão mexicano responsável pela identificação da escultura, o fato de o objeto ter sido encontrado virado de leste a oeste “simbolizaria o nascimento da planta de milho com os primeiros raios do sol".

O instituto acrescentou ainda que a “cabeça” do deus estava em "uma oferenda que foi colocada em uma lagoa, emulando a entrada da divindade no submundo, em um ambiente aquático”.

Descoberta importante

Para o pesquisador Arnoldo Gonzalez Cruz, que esteve envolvido nas escavações em Palenque, a descoberta da escultura "nos permite começar a conhecer como os antigos maias de Palenque reviveram constantemente a passagem mítica do nascimento, morte e ressurreição da divindade do milho".

Após a localização da peça, a expectativa é que ela passe por um processo de secagem gradual — visto que foi descoberta em um local de condições úmidas — e seja restaurada pelo instituto.

Veja o vídeo da descoberta: