Notícias » Tecnologia

Cabeça robótica hiper-realista é impressionante — e assustadora

Engineered Arts divulgou um vídeo com mais detalhes de Adran; veja!

Fabio Previdelli Publicado em 14/12/2021, às 17h57

O robô Adran
O robô Adran - Divulgação/ Engineered Arts

Não há como negar, os robôs estão cada vez mais realistas e inseridos dentro do nosso contexto social. No final do mês passado, vale relembrar, a equipe do site do Aventuras na História noticiou que uma companhia buscava uma pessoa que estivesse disposta a ‘ceder’ seu rosto para um novo humanoide

Agora, foi a vez da Engineered Arts anunciar sua mais nova inovação: a cabeça robótica Adran. Com 22 atuadores personalizados, o robô é capaz de mover os olhos e a boca como um ser humano. 

O vídeo assustador de Adran em ação mostra a peça robótica piscando para a câmera, movendo a mandíbula de um lado para o outro e até mesmo sorrindo. A divulgação foi feita no canal da Engineered Arts  — que admitiu que mais trabalho precisa ser feito antes que Adran esteja pronto.

Este é um pequeno teste de movimento para a cabeça de um robô Mesmer”, diz o vídeo.

"Esta cabeça e pescoço tem 22 atuadores personalizados — apenas 5 ao redor da boca, o que não é suficiente para uma sincronização labial realmente boa — e é por isso que não está falando neste clipe”, completam. 

Adran faz parte do que a empresa chama de 'Mesmer', um sistema para construir robôs humanoides realistas que são poderosos, elegantes e econômicos.

A companhia explica que os robôs Mesmer podem exibir uma grande variedade de emoções humanas e podem ser feitos para se parecer com qualquer pessoa.

“Cada robô Mesmer é projetado e construído a partir de scans 3D internos de pessoas reais, o que nos permite imitar a estrutura óssea humana, a textura da pele e as expressões de forma convincente,” explicou.