Segundo o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, a nova espécie é uma das mais antigas entre os fósseis da linhagem de terópodes
Rodrigo Temp Müller, paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), anunciou uma grande descoberta através de sua pesquisa. Foi constatado o registro de uma nova espécie que seria um antepassado do famoso tiranossauro rex e do velociraptor. As informações são do G1.
O animal foi achado no Sítio Niemeyer, em Agudo, Região Central do Rio Grande Sul, e recebeu o nome de Erythrovenator jacuiensis, que significa "caçador vermelho do Rio Jacuí", que faz referência a cor avermelhada da qual seu fóssil exibe, e também ao rio que fica próximo do local onde a ossada foi descoberta.
A pesquisa consistiu na análise de um fragmento ósseo de uma das pernas do animal, que foi descoberto em 2017. O projeto foi divulgado recentemento no Journal of South American Earth Sciences, além disso, esse foi o quarto dinossauro descoberto na região de Agudo até agora.
Segundo as estimativas datadas, o pesquisador que atua no Laboratório de Paleontologia no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia, da UFSM, afirmou que essa espécie pode ter vivido entre 230 milhões de anos atrás, no período triássico, enquanto ainda estava se ascendendo a grande era dos dinossauros.
A nova espécie é um antepassado do tiranossauro rex e do velociraptor/ Crédito: Divulgação
A partir do trabalho de reconstituição do animal, o estudioso apresentou o tamanho e peso que provavelmente esse antepassado de dinossauros apresentava, sendo respectivamente, cerca de 2 metros de comprimento, e quase 9kg.
Entretanto, Müller deixa claro: "apesar do tamanho pequeno, ele provavelmente foi um predador ágil, uma vez que o fêmur preserva estruturas de inserção muscular bastante desenvolvidas".
Foi ainda constatado que o animal apresenta uma linhagem entre os terópodes, e seria, entre os já descobertos, um dos mais antigos representantes desse grupo, que são raros de encontrar.
"Alguns destes animais correspondem a parentes dos mamíferos. Desta maneira, é possível que o Erythrovenator jacuiensis tenha caçado alguns dos precursores dos mamíferos", disse o autor do estudo.