Notícias » Estados Unidos

Califórnia autoriza empresa que faz entregas sem motorista

A expectativa é que o delivery autônomo da Nuro, startup de robótica, inicie suas operações já em 2021

Fabio Previdelli Publicado em 25/12/2020, às 10h51

O veículo R2 da Nuro
O veículo R2 da Nuro - Divulgação/ Nuro

A Califórnia autorizou para que uma empresa faça serviços comercias de entrega sem motorista no Estado. Com isso, a Nuro, startup de robótica, fundada por dois ex-engenheiros do Google e que possuem financiamento da Softbank, espera iniciar suas operações já em 2021.  

A autorização já era esperada pela empresa que, em abril, testou no Estado seus veículos autônomos: o R2. Porém, agora, a licença permite que a Nuro comesse a cobrar pelos seus serviços de entrega autônoma.  

Veículo R2, da Nuro / Crédito: Divulgação/ Nuro

 

Porém, apesar da liberação, a empresa terá que obedecer algumas normas, como operar seus carros em uma velocidade máxima de 56 quilômetros por hora e também só fazer entregas em condições de “bom tempo”.  

O R2 se baseia em radares, imagens térmicas e câmeras em 360 graus para se orientar. Além do mais, o carro não possui volante, pedais ou retrovisores laterais. "A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia”, declarou Steven Gordon, diretor do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, em entrevista à BBC, que foi repercutida pelo G1