Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Câmara oculta na tumba de Tutancâmon pode abrigar os restos da faraó Nefertiti

Um intrigante recinto foi encontrado próximo a câmara do rei menino, no Vale dos Reis

Fabio Previdelli Publicado em 20/02/2020, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação do busto de Nefertiti - Getty Images
Representação do busto de Nefertiti - Getty Images

Uma câmara escondida próxima a tumba do rei Tutancâmon pode conter os restos perdidos de Nefertiti, uma das mais poderosas rainhas do Egito Antigo. A alegação foi feita por uma equipe de arqueólogos liderada pelo ex-ministro egípcio de antiguidades, Mamdouh Eldamaty, que encontraram uma sala próxima ao complexo funerário do faraó no Vale dos Reis, no Egito.

O recinto foi encontrado dentro do leito rochoso a alguns metros a leste e na mesma profundidade da câmara de Tutancâmon. Os pesquisadores não sabem se o novo espaço está fisicamente conectado ao túmulo do faraó, mas dizem que o fato dele ser perpendicular ao espaço principal sugere que existe uma conexão.

Os pesquisadores usaram o radar de penetração no solo (GPR) para escanear a área imediatamente ao redor da tumba de Tutancâmon. Assim, foi possível identificar um espaço anteriormente desconhecido, semelhante a um corredor com dois metros de altura e mais de 10 metros de comprimento.

Os dados são "tremendamente empolgantes", diz Ray Johnson, egiptólogo do Instituto Oriental da Universidade de Chicago, que não participou da pesquisa. "Claramente, há algo do outro lado da parede norte da câmara funerária”. A pesquisa foi publicada na revista Nature.

A possibilidade de câmaras extras além do túmulo de Tutancâmon já foi investigada por várias equipes, muitas vezes trabalhando com empresas privadas. Entretanto, os resultados sempre eram conflitantes, o que levou muitos pesquisadores a descartarem a ideia.


+Saiba mais sobre Tutancâmon :

Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros, de Michael Cox e Clive Goddard (2012) - https://amzn.to/2wCB3on

Tutancâmon: um romance policial no Egito (Vol. 2): Um romance policial no Egito, de Nick Drake (2014) - https://amzn.to/37NKiiq

A maldição das tumbas dos faraós: Contos do inesperado desde a época de Tutancâmon, de Paul Harrison (2018) - https://amzn.to/2HJty1d

Tutancâmon: o último segredo, de Christian Jacq (2009) -https://amzn.to/2S7tdMf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.