Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Câmaras misteriosas são encontradas em templo sagrado do Egito Antigo

Os pesquisadores estão intrigados com as aberturas no alto de um penhasco, que remontam ao período ptolomaico

Alana Sousa Publicado em 15/07/2020, às 12h00 - Atualizado às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O templo sagrado de Abydos - Wikimedia Commons
O templo sagrado de Abydos - Wikimedia Commons

No templo de Abydos, um dos locais mais sagrados de enterro no Egito Antigo, foram encontradas câmaras misteriosas localizadas no alto de um penhasco. A equipe arqueológica egípcia foi liderada por Mohammed Abd Al-Badea. A informação foi divulgada pelo portal Ahram.

[Colocar ALT]
Alto do penhasco do templo de Abydos / Crédito: Divulgação

As aberturas em meio às rochas estão intrigando os pesquisadores, que acreditam não se tratar de lugares de sepultamento, pois, nenhuma evidência que aponta para essa tese foi encontrada. Os buracos foram feitos, em sua maioria, pelo curso natural da água na região, que, com o trabalho manual humano foram ampliados para grandes câmaras, que medem, em média, pouco mais de um metro.

Enquanto algumas entradas são passagens para uma câmara apenas, outras dão acesso para um conjunto de duas, três e, até mesmo, cinco. Por dentro da estrutura, esses grupos são conectados por uma pequena porta. A falta de decoração também chamou a atenção dos especialistas, que detectaram apenas sinais de rochas cortadas. Ao lado das aberturas há cordas e possíveis suportes para que as mãos fossem colocadas — muito por conta de se tratar de um lugar alto e perigoso.

As informações ainda são poucas, já que nenhum vestígio concreto sobre qual o verdadeiro uso das câmaras foi encontrado. Até agora, os pesquisadores estimam que a construção pertença ao período ptolomaico, que ocorreu entre 332 a.C. e 30 a.C..