Notícias » Esportes

Camisa usada por Maradona em gol de mão é leiloada por valor surreal

Ídolo argentino usou manto albiceleste em confronto contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986; vencida pelos hermanos

Fabio Previdelli Publicado em 04/05/2022, às 15h27

Maradona pouco depois de ter usado a mão para desviar a trajetória da bola
Maradona pouco depois de ter usado a mão para desviar a trajetória da bola - El Gráfico via Wikimedia Commons

Nesta quarta-feira, 4, a casa de leilão Sotheby 's anunciou a venda da camisa usada pelo craque argentino Diego Armando Maradona nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, realizada no México. 

Na ocasião, a seleção albiceleste venceu a partida por 2x1 contra a Inglaterra. Ambos os gols argentinos foram marcados por El Pibe de Oro. Além de usar ‘la mano de Dios’ para marcar um dos tentos, Maradona também balançou as redes após fazer fila entre cinco defensores ingleses e driblar o goleiro. O lance foi apelidado de “Gol do Século”. 

Para levar para casa a camisa usada por Maradona, o comprador anônimo teve que desembolsar 8,8 milhões de euros — algo na casa dos R$46 milhões, conforme relatado pela ANSA. 

A Sotheby 's jamais havia obtido um valor semelhante por um item deste tipo. O objeto esportivo mais caro adquirido até então era um manifesto olímpico de 1892, ofertado por cerca de R$43,9 milhões. 

O guardião da camisa 10

Após aquela partida, realizada em 22 de junho, Maradona trocou de camisa com o zagueiro inglês Steve Hodge, importante personagem no lance do gol de mão. Na ocasião, Hodge deu um chutão para cima e a bola foi em direção a sua própria área defensiva. Na disputa com o goleiro, Don Diego marcou após a bola tocar em sua mão. 

Desde então, a camisa estava sob seus cuidados e, durante muitos anos, a peça foi cedida para exposições no Museu Nacional do Futebol, em Manchester. Entretanto, Hodge decidiu vendê-la por acreditar ser "o momento certo para isso".