Notícias » Arqueologia

Canadá: Arqueólogos encontram moeda de prata usada no reinado de Henrique VII

O raro artefato pode ser um dos mais importantes já encontrados na região; entenda

Penélope Coelho Publicado em 16/11/2021, às 07h22

Retrato de Henrique VII e rara moeda de prata descoberta recentemente no Canadá
Retrato de Henrique VII e rara moeda de prata descoberta recentemente no Canadá - Domínio Público via Wikimedia Commons/Divulgação/Newfoundland Labrador Canada

Na última semana, a ilha de Terra Nova, localizada no leste do Canadá, foi palco de uma importante descoberta arqueológica. Na região, especialistas realizavam escavações quando encontraram uma rara moeda de prata pertencente à época do reinado de Henrique VII (1485-1509).

Após pesquisas, arqueólogos concluíram que a moeda é do final do século 15 e tinha o valor equivalente a 2 centavos. Segundo o supervisor da pesquisa, William Gilbert, o artefato é provavelmente a moeda inglesa mais antiga já encontrada em solo canadense.

De acordo com informações da revista Galileu, especialistas estimam que o objeto tenha sido fabricado entre os anos de 1493 e 1499, na cidade inglesa da Cantuária. Para os especialistas, a moeda foi perdida no começo do século 17, na região onde foi criado o primeiro assentamento inglês no atual território canadense.

Segundo revelado na reportagem, arqueólogos continuam trabalhando para terem mais informações sobre o achado; mas existe a possibilidade de que esta tenha sido a moeda mais antiga já encontrada na América do Norte.

Em nota, Gilbert falou sobre a importância da descoberta:

“Alguns artefatos são importantes pelo que nos contam sobre um sítio, enquanto outros são relevantes porque despertam a imaginação. Esta moeda é definitivamente um desses últimos casos [...] Não podemos deixar de nos maravilhar com a jornada que o objeto fez e por quantas mãos deve ter passado”.