Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Política

Candidato republicano é preso por ter invadido o Capitólio

Ryan Kelley apareceu em filmagens da invasão, em 2021

Redação Publicado em 09/06/2022, às 19h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Político é preso por invadir Capitólio - Getty Images
Político é preso por invadir Capitólio - Getty Images

Um dos cinco representantes do partido que tentam concorrer ao governo de Michigan, o político republicano Ryan Kelley, foi preso nesta quinta-feira, 9, de acordo com vários veículos de comunicação dos Estados Unidos. O político incitou e participou da invasão ao Capitólio ocorrida em 6 de janeiro de 2021.

Conduta "de desordem ou perturbação", "permanência consciente em área restrita sem autoridade legal" e “ferir intencionalmente e cometer depredação de bens dos Estados Unidos” estão dentre as acusações. Kelley deve comparecer perante ao juiz ainda nesta quinta-feira, segundo o jornal Detroit News.

Nas imagens obtidas recentemente pelas autoridades, é possível ver Kelley junto com várias pessoas forçando a entrada contra um cordão feito por agentes. Além disso, ele aparece chamando os invasores para irem em locais de acesso restrito.

O que diz Ryan Kelly

Desde o início das acusações de seu envolvimento no ocorrido, o político não respondeu se invadiu ou não o local, apenas afirmou que estava em Washington naquele dia, e nada mais. Centenas de pessoas respondem pela invasão ao Capitólio, incluindo o ex-presidente Donald Trump e alguns de seus aliados mais próximos estão sendo investigados.

A invasão que terminou com a morte de 5 pessoas teve início após Trump incitar os manifestantes a invadirem o Capitólio para cobrar senadores a não reconhecerem os resultados das eleições presidenciais. Sob as falsas alegações de fraude eleitoral, isso seria o que o ex-presidente alegou que aconteceria naquele dia no Senado. Na última eleição, Trump acabou perdendo o cargo para Joe Biden.