Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Canoa descoberta há 80 anos é do século 17, revela pesquisa

O artefato bem preservado passou anos em um museu nos Estados Unidos até passar por uma análise aprofundada

Alana Sousa Publicado em 25/03/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Canoa do século 17, descoberta há 80 anos - Divulgação/Holderness Historical Society
Canoa do século 17, descoberta há 80 anos - Divulgação/Holderness Historical Society

Uma canoa que havia sido encontrada há 80 anos por três pescadores teve sua datação exata estabelecida. O objeto passou anos no Shelburne Museum de Vermont até que foi realocado para Holderness Historical Society, assim um estudo foi realizado pelo Instituto Paleo de Pesquisa de Golden, no Colorado, EUA.

O líder da pesquisa, Malcolm Taylor, relatou que a canoa é datada do século 17. Ela foi descoberta no lago Squam, localizado no estado americano de Nova Hampshire. A pequena embarcação se encontrava a mais de quatro metros de profundidade e estava bem preservada.

Canoa do século 17, descoberta há 80 anos / Crédito: Divulgação/Holderness Historical Society

Tais canoas eram feitas queimando um tronco de árvore, esquentava-se a superfície da madeira até que atingisse o ponto perfeito. Depois, a parte carbonizada era raspada utilizando aparelhos de pedra. Apesar da aparente facilidade de construção, o barco tinha um difícil manuseio, e logo foi substituído por outros feitos de casca de bétula.

“As espécies da árvore usada para fazer a canoa e sua idade no momento em que foi cortada serão determinadas pelos silvicultores no final da primavera”, afirmou Taylor. O artefato ficará em exibição no Museu da Sociedade Histórica de Holderness, até setembro deste ano.