Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Pesquisadores podem ter encontrado cargueiro sueco abatido por nazistas em 1940

Os cientistas realizavam uma pesquisa sobre o habitat do fundo do mar, em Orkney, quando avistaram os destroços da embarcação M/S Lagaholm

Fabio Previdelli Publicado em 12/09/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Cientistas que realizaram uma pesquisa em alto mar, ao longo da costa de Orkney, Escócia, avistaram os destroços de um navio que acreditam ter sido afundado por um submarino nazista em 1940. A embarcação, citada como M/S Lagaholm, foi afundada pelos alemães durante uma viagem entre Nova York e o porto de Gotemburgo, na Suécia.

Antes de bombardearem o navio, os nazistas interrogaram os tripulantes e os mandaram de volta em direção à costa nos botes salva-vidas do Lagaholm. Os escombros foram vistos na área marítima de Shetland West, na costa de Orkney, durante uma pesquisa no fundo do mar por especialistas do Joint Nature Conservation Committee (JNCC) e membros da Marine Scotland Science.

A equipe estudava o fundo do mar e seus habitats — com imagens de câmeras e varreduras acústicas que podem mapear a topografia do fundo do mar — quando encontraram os destroços. “Enquanto varríamos o local, nós podemos ter encontrado um naufrágio”, escreveu Tom Tangye, cientista marinho da JNCC, em sua conta do twitter.

Tweet do cientista marinho Tom Tangye / Crédito: Reprodução


Agora o grupo examinará os dados coletados para confirmar a identidade dos escombros. A área é conhecida por ser uma região onde ocorrem diversas expedições marítimas e, em uma delas, foi descoberta uma nova espécie de verme que tem olhos na cabeça e também na parte inferior do corpo.