Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Carro que vira avião poderá voar após ser aprovado em testes

O carro voador funciona com gasolina comum e foi desenvolvido na Eslováquia

Isabela Barreiros Publicado em 27/01/2022, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O carro voador "AirCar" da Klein Vision - Divulgação/Vídeo/g1
O carro voador "AirCar" da Klein Vision - Divulgação/Vídeo/g1

Um carro voador, uma espécie de automóvel que se transforma em avião, desenvolvido na Eslováquia poderá ser utilizado após ser aprovado em testes na Europa e receber o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local.

O "AirCar", como é conhecido o projeto da empresa Klein Vision, poderá voar depois de completar as 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens exigidas nos testes, que seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação).

O carro funciona à gasolina comum e é equipado com um motor BMW. O modelo possui capacidade para duas pessoas e um peso limite combinado de 200 kg para transporte. Além disso, demora 2 minutos e 15 segundos para virar uma aeronave.

Como informa o portal g1, o veículo, cujo projeto demorou cerca de dois anos, precisa de uma pista de decolagem e aterrissagem, visto que não consegue decolar e pousar verticalmente, diferente de outros protótipos de drones-táxi que já existem.

Sobre os testes realizados para a obtenção do certificado, a empresa responsável pelo carro voador, a Klein Vision, explicou em nota alguns dos exercícios realizados pelo protótipo, que custou "menos de 2 milhões de euros", cerca de R$ 11 milhões.

“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, listaram.