Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Carta antissemita de físico ganhador do Nobel vai à leilão nos EUA por mais de 90 mil reais

O texto de Philipp Lenard, um dos primeiros apoiadores do Partido Nazista, também menciona Einstein em tom depreciativo

Alana Sousa Publicado em 29/10/2020, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da carta que está sendo leiloada - Divulgação/Nate D. Sanders Auctions
Imagem da carta que está sendo leiloada - Divulgação/Nate D. Sanders Auctions

Hoje, 29, termina o leilão da casa Nate D. Sanders Auctions, de Los Angeles, Estados Unidos, que causou polêmica pelo conteúdo de um de seus itens disponíveis para compra. Uma carta de um famoso físico ganhador do Prêmio Nobel apresenta reclamações contra judeus e, especialmente, frases duras sobre o gênioAlbertEisntein.

PhilippLenard, um dos primeiros apoiadores do Partido Nazista, foi agraciado com o Nobel em 1905 por suas pesquisas sobre os raios catódicos. Entretanto, em 1927, escreveu um texto para o colega, WilhelmWien, lamentando a entrada de Einstein na Academia de Ciências da Baviera em Munique, o que ele descreveu como “testemunho inesperado de sua dominação pelos judeus”.

O físico ainda imaginou como seria a recepção de suas palavras em uma sociedade futura, dizendo que tudo estaria bem “desde que qualquer pessoa não judia ainda esteja viva”. Seu antissemitismo era escancarado e enraizado, suas ideologias o levaram a ser nomeado Chefe da Física Ariana.

A carta, que foi escrita originalmente em alemão, também acompanha uma tradução em inglês. O objeto está sendo leiloado por um valor mínimo de 16 mil dólares (cerca de 92 mil reais), podendo aumentar conforme os lances são feitos.