Notícias » Tecnologia

Quer saber onde sua casa estava no período Jurássico ou na era Paleozoica? Nova plataforma permite isso

Mapa virtual permite que você localize sua casa, só que há milhões de anos

Mariana Ribas Publicado em 19/02/2019, às 14h00 - Atualizado às 14h49

Terra
Terra - Wikimedia Commons

A nova plataforma Ancient Earth permite explorar como um endereço específico evoluiu ao longo de milhões de anos. Assim, você consegue localizar onde mora, ou qualquer lugar de seu interesse, só que durante a era Paleozoica ou o período Jurássico, por exemplo.

O limite do Ancient Earth é o limite da história do mundo. Começando pelo Período Criogeniano, entre 850 milhões e 630 milhões de anos atrás, quando a Terra era quase inteiramente coberta por geleiras, até os dias atuais. É possível acompanhar o que mudou, quando e como, a partir de dados confiáveis, obtidos pelo projeto PALEOMAP, liderado pelo geológo Christopher Scotese.

O jeito de usar é simples. Você pode utilizar as setas do teclado para esquerda ou para a direita, para avançar no tempo. Na parte superior da tela, há uma opção para selecionar especificamente quantos anos você quer voltar no tempo. Do lado esquerdo da tela é onde se coloca o endereço. E pronto: voltamos no tempo. Além disso, na parte inferior da tela, do lado esquerdo, há um resumo da época escolhida e dos principais acontecimentos dela. 

Ian Webster, criador da plataforma, declarou ao site Hacker News: “Eu fico maravilhado que os geólogos tenham coletado dados o bastante para colocar um marcador na minha casa 750 milhões de anos atrás, então pensei que vocês também iriam curtir”.