Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espionagem

Casal é acusado de espionagem e de roubar identidade de bebês mortos nos EUA

Dupla teria falsificado identidades de crianças do Texas e possui fotos vestindo jaquetas da KGB

Redação Publicado em 03/08/2022, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walter Glenn Primrose e Gwynn Darle Morrison com jaquetas da KGB - Divulgação/Departamento de Justiça dos Estados Unidos
Walter Glenn Primrose e Gwynn Darle Morrison com jaquetas da KGB - Divulgação/Departamento de Justiça dos Estados Unidos

Um casal do Havaí, nos Estados Unidos, foi indiciado após acusações de roubo de identidade e espionagem. A dupla teria roubado as identidades de bebês mortos que nasceram no Texas e vivido por décadas sob as certidões falsas.

Walter Glenn Primrose e Gwynn Darle Morrisonforam indiciados por um júri federal em Honolulu por conspiração, roubo de identidade agravado e declarações falsas na solicitação e uso de passaporte.

Primrose está sob custódia do US Marshals Service no Centro de Detenção Federal em Honolulu e deve ter uma audiência preliminar por telefone em 8 de agosto; ele está preso sem direito a fiança. Morrison compareceu ao tribunal ontem, 2.

Segundo uma queixa, os dois teriam obtido registros de certidões de nascimento do texas de bebês já mortos em 1987, que “usavam para assumir ilegalmente as identidades de ‘Bobby Edward Fort’ e ‘Julie Lyn Montague'”.

A alegação afirma que eles “concordaram em assumir as identidades de bebês que nasceram nos Estados Unidos, mas faleceram, e vivem plenamente nessas identidades assumidas fraudulentamente desde 1987”.

Como informou a CNN Brasil, o verdadeiro Bobby Edward Fort nasceu em 1967 e morreu de asfixia no mesmo ano, enquanto o mesmo aconteceu com a real Julie Lyn Montague, só que no ano seguinte.

Espionagem

Fotos de Primrose e Morrison usando jaquetas da KGB também foram usadas como parte da moção para negar a fiança por parte dos promotores federais do caso. A advogada da acusada, Megan Kau, afirmou à Hawaii News Now, que a jaqueta não pertencia a eles.

“Ela não tem nada a ver com a Rússia”, disse .“Ela experimentou um uniforme que estava na casa de um amigo uma vez e eles tiraram fotos. Ela nasceu e foi criada nos Estados Unidos e quer que o mundo saiba que ela não é uma espiã”.

De acordo com um amigo próximo da mulher, ela viveu na Romênia anos atrás “enquanto aquele país estava dentro do bloco comunista”, embora nenhum registro de passaporte no nome dela tenha sido encontrado pelo Departamento de Estado.

Ainda segundo a moção, Primrose teve autorização secreta como técnico elétrico de aviônica na estação, além de contratado de defesa da Estação Aérea da Guarda Costeira dos EUA (USCG) em Oahu, no Havaí.

Por meio de sua atuação no USCG, o homem “tornou-se altamente qualificado em eletrônica e seria capaz de se comunicar com outras pessoas se liberado do confinamento pré-julgamento”.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!